sábado, 28 de abril de 2012

NÃO TERÁS OUTROS DEUSES ALÉM DE MIM

Ao considerar as reais necessidades de nossa sociedade concluímos que não ha profundidade, comprometimento com Cristo e uns com os outros, antes estamos lidando com um mundo atrativo, cheio de influencias, onde o que importa é a aparencia. Então fica o desafio “como lidar com isto?”.

O precisamos em primeiro é de uma boa estrutura, uma base sólida de fé, precisamos entender que o cristianismo é algo vivo, que os mandamentos do Senhor devem ser observados e obedecidos com amor e alegria.

Por isso vamos pensar Mandamentos dado a Moíses no Monte (Ex 20), veremos quais são eles, a sua importância, e o que eles tem haver conosco.

 O salmista "guardei tua palavra em meu coração para não pecar contra ti" (Sl 119.11) diz que a única forma do jovem se manter puro é considerando os mandamentos do Senhor (Sl 119.9) A exortação do Senhor a Josué  foi para que ele observasse os Mandamentos, obedecesse e não se desviasse e fazendo assim seria bem sucedido.

Acredito que a profundidade, o comprometimento, o cristianismo autentico é uma conseqüência de um voltar para as Escrituras e para a vontade do Senhor.

 Começando a jornada...

E Deus falou todas estas palavras: “Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão” Ex 20.1, 2.

Muitos sugerem que aqui começam os mandamentos, mas a tradição mais antiga judaica e a defendida pela maioria dos teólogos protestantes é que estes dois versículos iniciais é um prefacio, isto era comum para as literaturas de tratado da época, e esta a posição que defendo.  

“E Deus falou” identificando como uma palavra que tem autoridade, as palavras eram a revelação de Deus..

“Eu sou o Senhor, o teu Deus” Deus faz questão de identificar é um tratado, esta forma reflete a estrutura de tratados reais.

“que te tirou do Egito, da terra da Escravidão” por causa da sua obra redentora Deus tem o direito de decretar leis.

O 1º MANDAMENTO “NÃO TERÁS OUTROS DEUSES ALÉM DE MIM.” EX 20.3.

O texto utilizado “outros deuses” traz a idéia do original de “nenhum outro deus” – não podemos dizer categoricamente que os israelitas eram politeístas, mas sim que pelo menos eles viviam em uma geração politeísta. Aquele povo cresceu no Egito, que convivia na cultura egípcia, que eram obrigados a ter faraó como senhor.

Deus exorta seu povo de adventos que ainda poderia acontecer, ou seja, o povo de Israel que agora era livre, e que presenciou o poder de Deus e muitas maravilhas, estava recebendo um mandamento de Deus.

“Não” é um advérbio de negação que traz força e entonação a exigência de Deus.

“terás” um verbo que dá a idéia de possuir, trazer consigo; ou seja, é qualquer coisa que temos e colocamos equivalente ou superior ao Senhor.

“Além de mim” ou “diante de mim” literalmente a “minha face”, é como tomar uma segunda esposa enquanto a primeira ainda esta viva (o termo é utilizado em Gn 16.12 e é traduzido como “em hostilidade” de Sarah por Hagar). Deus esta falando de uma quebra de um relacionamento pessoal e exclusivo.

Trazendo para nossos dias...

O mandamento do Senhor não foi anulado, o dever de obedecer ainda continua.

Nós que estamos em Cristo também experimentamos de uma grande libertação, antes de Cristo éramos escravos de Satanás, vivíamos oprimidos, e assim como o sangue de carneiros foram aspergido nas portas dos israelitas marcando sua libertação, o sangue de Cristo foi derramado na Cruz do Calvário para nossa salvação.

Dentro desta realidade Deus nos diz “Não terás outros deuses além de mim”. E quais deuses nós podemos ter no século 21?

Dinheiro? Vídeo game? Computador, "net"? Carreira?

Podemos possuir muitos deuses, por isso a exortação ainda é valida, o enfático "não" do Senhor ainda ecoa em nossos ouvidos.


O sentido desta passagem não muda como passar dos anos, por causa da natureza do Senhor é pelo o que Ele fez pelo seu povo, ele não dividirá o seu louvor com qualquer um que seja.

Avalie seu coração será que não temos outros deuses em nossas vidas, será que não temos quebrado o relacionamento pessoal e exclusivo que Deus exige.

Se quisermos ser cristãos puros e vitoriosos precisamos considerar a Palavra do Senhor. Se quisermos ser pessoas profundas e comprometidas precisamos voltar para as Escrituras. 

Amém.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Busque a Deus

“Buscar-me eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor…” Jeremias 29.13-14


Vivemos correndo atrás de tantas coisas coisas, estamos em um tempo que somos forçados a correr desenfreados em busca de reconhecimento, de profissionalização, aperfeiçoamento, da tecnologia a fim de se dar bem diante desta sociedade do século 21.
Mas fica uma declaração de Deus para nossa geração, um declaração que ressoou aos exilados de Jerusalém como uma promessa. É uma lição que serve para gente...
Se aquele povo que era escravos, que estava sofrendo (o interessante que o situação deles era por consequência de suas próprias escolhas) mudasse de atitude, mudasse seu foco, direcionasse sua busca para o Senhor, o encontraria, se aquele povo que trocou o Senhor por deuses, por prosperidade, por uma vida autossuficiente, direcionasse agora todo seu anseio para o Soberano, Ele não consideraria os momentos em que o rejeitamos, ou seja, se de coração, com arrependimento o buscássemos Ele se faria ser achado.
Esta é uma palavra que devemos refletir... O que mais ocupa seu tempo? Em o que investimos nossos recursos? O que é que mais nos empolga?
A nossa resposta mostrará o que temos buscado, mostrará onde está nosso coração.
O que Deus esta dizendo não é que façamos as coisas para Ele, enchendo nossas vidas de atividades religiosas.
Deus diz:
Buscar-me eis” Não busque fazer as coisas para mim, nem busque minhas bençãos. O pronome utilizado quer dizer que devemos buscar a pessoa de Deus.
E me achareis” Não acharemos bens materiais, nem apenas uma satisfação pessoal, antes encontraremos a pessoa de Deus.
Quando me buscardes de todo vosso coração” Não é buscar de qualquer jeito, não é apenas da boca para fora, mas é de “todo” (é com intensidade) “coração” (centro de toda vontade, de alma).
Serei achado de vos” Vamos achar o que estamos buscando, ou seja, Deus se manifestará, se revelará... suprindo nosso desejo, matando nossa fome da sua santa presença.
diz o Senhor” O Senhor quer que o busquemos, que o desejemos. É Ele que esta dizendo.
Deus não se importa com sua música, suas torres, seus prédios admiráveis. O carpete de sua igreja não o impressiona – Ele é quem forrou os campos. Deus, realmente, não se preocupa com nada do que você possa fazer para Ele. Ele somente se preocupa com sua resposta a uma pergunta: “Você Me quer?”” (frase de Tommy Tenney em Os Caçadores de Deus)