terça-feira, 13 de agosto de 2013

Lidando com o orgulho - Um passo para ver a glória de Deus


Existem dois caminhos que nos levam para longe da vontade do Senhor: O primeiro é o orgulho e o segundo a autodepreciação. Ambos indicam uma preocupação consigo mesmo. A atenção voltada para o eu opõe-se ao mandamento de Deus que lhe ordena amar a Ele e aos outros. A ênfase no eu também impede o desenvolvimento de uma atitude de servo à semelhança de Cristo.

 
E pensando em um destes caminhos "o orgulho", pois ele é um dos maiores limitadores da visão da glória de Deus.

Uma visão correta da glória de Deus impacta em toda a nossa vida, por isso se faz necessário entender “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!”(Rm 11.36). Esta declaração demonstra que nada depende de nossa força, capacidade ou querer, é tudo Dele, por Ele e para Ele.
 

Definindo orgulho?

Dicionário de língua portuguesa Aurélio

1) É o sentimento de dignidade pessoal; brio, altivez. 2) Amor próprio demasiado; soberba. 3) Aquilo ou aquele(s) de que(m) se tem orgulho.

Patrick M. Morley (Livro: O Homem de Hoje Ed. Mundo Cristão).

Orgulho é pecado da comparação no qual comparamos nossas qualidades aos defeitos do outro sujeito. Para que nos sintamos melhor, rebaixamos as outras pessoas, às vezes verbalmente e às vezes apenas mentalmente. A maneira mais fácil de desprezar os outros é escolher pessoas que aparentam ser ‘menores’. E é particularmente fácil escolher os defeitos das outras pessoas para comparar às nossas qualidades”.

 

Este pecado é presente em todos os seres humanos, e isto independente da idade, as vezes parece que o jovem é mais orgulhoso.

O por quê? Será que são mais pecadores? Será que é uma fase da vida? Será que é porque estão tentando conquistar um espaço?

Não posso responder isto de uma maneira fechada dizendo é isto, mas o que entendo é que o jovem não faz questão de esconder seu orgulho, por achar que esta sendo autentico, irreverente, etc. Quanto os mais experientes também são orgulhosos mais cautelosos e demonstram isso quando usam a palavra “há! No meu tempo...”.

Mesmo não conseguindo fechar o motivo de sermos tão orgulhosos, uma coisa eu consigo afirmar com segurança o orgulho é pecado.

 

Pensamento do homem sobre o orgulho:

O que primeiro vemos é que o orgulho tem outro nome para a sociedade “amor próprio”. E por isso ele até é incentivado como uma forma de lidar com o homem que sofre de “auto-estima baixa”.

 

Segue alguns conselhos de pessoas profissionais (mas não bíblicos).


  • Aceite a si mesmo
  • Não se irrite, vingue-se;
  • Se você gosta faça
  • Tenha suas necessidades supridas
  • Aprenda a amar a si mesmo
  • Descubra o “deus interior”
  • Perdoe a si mesmo
  • Entre em contato com você mesmo
  • Busque a atualização do eu
  • Afirme a si mesmo
  • Fale de suas realizações pessoais
  • Seja você mesmo
  • Transfira a sua culpa aos outros
  • Pratique visualização.

São coisas que o mundo, e até em muitas igrejas têm ensinado, mas que é contrário à vontade do Senhor. A supervalorização do eu tira os nossos olhos da glória do Senhor. Tudo deixa de ser para Ele e passa a ser para mim.

Estes são enganos na vida das pessoas, e principalmente da juventude, que vem se desenvolvendo do final dos anos 60 pra cá. A juventude passou a ser uma época legal, bonita, os heróis passaram a ser aqueles que são de alguma forma rebeldes.

Duas características dos jovens de nossa época:

1) Auto-suficiência
Características que acabam se tornando normais:

Achar que sabe tudo
Não querer depender de outra pessoa
Não se abrir com pessos mais experientes
Dispensar companhia dos pais e responsaveis (adolescentes, jovens)

Estes aspectos destacam a individualidade, mas o alvo de Deus não é auto-suficiência, antes a maturidade.
Auto-suficiênciaMaturidade
Ensina a viver por si só, independente de outras pessoas. Ensina a lidar com os vários aspectos da vida a fim de agradar a Deus. 
Seu alvo é agradar-se Seu alvo é agradar a Deus.
É egoísta É abnegado.
São motivadas pela ambição egoísta. Suas motivações são confrontadas com as Escrituras.
Estimula o egoísmo.   Estimula a busca por Deus
 
 
2) Independência
Somos incentivados a ser independentes, pois precisamos sobreviver em um mundo competitivo, “a saber nos virar”. E com este pensamento vem o engano, independência não implica em liberdade total.

Por natureza queremos desfrutar da liberdade em vários aspectos de nossas vidas. O nosso sonho geralmente passa pela:

Vida profissional: ser dono do próprio negócio. Ganhar muito e trabalhar pouco.
Escolher como usar o tempo no dia a dia.
Viajar à vontade.
Desfrutar de um amor verdadeiro.

Mas o homem nunca teve uma liberdade total. Já no Éden o homem tinha limitações (tinha ofício, e limitações dadas por Deus - Gn 2.15-17). Com a entrada do pecado as limitações aumentaram (o ofício se tornaria penoso. Gn 3.17, e a natureza pecaminosa Gn 4.7).


Independência Maturidade
Ensina a se rebelar contra as autoridades. Ensina os homens a se submeter às autoridades.
Seu alvo é procurar viver para si mesmo.  Seu alvo é aprender a depender de Deus. 
É egoísta. É abnegado
São motivadas pelas ambições egoístas de suas próprias escolhas de uma vida de prazer. Suas motivações são confrontadas com as Escrituras ao estimular uma vida de comunhão com Deus e com os irmãos em Cristo.
Estimula o egoísmo. Estimula a busca por Deus.

O homem é dependente, o conceito de independente foi semeado por Satanás (Gn 3. 1-7), pois o próprio Satanás procurou viver uma vida além do Criador (Ez 28.14-19; Is 14.11-15).

Porém, desde o princípio o homem foi criado para viver em dependência em dois níveis: Coletivamente (1Jo 1.7; Cl 3.15-16; Ef 4.11-16) e Dependência de Deus (Mt 4.4; Jo 15.5; 2 Co 3.5).

A independência é um dos maiores enganos, por trás dela vem uma vida rebelde. Deus lida com estas pessoas com severidade (ex. Uzias 2Cr. 26).

Independência não é mesma coisa que maturidade, elas são totalmente distintas.

O orgulho é a fonte de outros pecados, através do canal do orgulho, vemos a discórdia, ciúme, presunção, altivez, ostentação, raiva, inveja, ódio, atitude condenatória e atitude hipócrita. 

Precisamos aprender a lidar com nosso orgulho, ele é pecado e por isso desagrada a Deus.

Esta é uma maldade que vem do nosso coração, que precisa ser trabalhada imediatamente confessando isso ao Senhor.

O pecado sutil do orgulho engana todo cristão, o mais invisível dos pecados, nenhum esforço é necessário de nossa parte para obtê-lo, mas toda força é exigida para mantê-lo afastado.

A palavra nos exorta que em vez a testar o nosso valor comparando-nos aos outros, devemos nos auto-examinar. Assim se nos sairmos bem, congratulamo-nos, mas não a custas dos outros. (Gl 6.4)

Normalmente para nos sentirmos bem, mais valorizados, tomamos como padrão o outro. Mas A Bíblia nos ensina que o padrão deve ser nós mesmos.

Jesus contou uma parábola porque no tempo dele também havia homens “que confiavam em si mesmo... e desprezavam os outros” (Fariseu orou a Deus demonstrando ser orgulhoso menosprezando o cobrador de imposto que só pede misericórdia a Deus por ser pecador) e depois concluiu dizendo a respeito do cobrador de imposto “digo-vos que este desceu justificado, e não o outro, porque todo aquele que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado”. Lc 18.

O orgulho nos impede de ter uma visão da glória de Deus, porque queremos a glória para nós mesmos, tiramos Deus do centro e nos colocamos no centro. Lembre-se “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!”(Rm 11.36).

Quantos relacionamentos, quantas amizades foram destruídas por causa do orgulho... O orgulho nos faz querer ter razão, o mais importante nem sempre é ter razão, e sim no que depender de nós viver em paz com todos...

Precisamos deixar o orgulho imediatamente – “No ano em que o rei Uzias morreu eu vi o Senhor...(Is 6.1)” declarou Isaias, ou seja quando Uzias o símbolo de orgulho morreu Isaias teve a visão da glória de Deus. O Uzias de nossa vida tem que morrer. Pense! Qual o seu Uzias? Logo após identificá-lo o deixe – e aja como alguém arrependido.   

E concluímos este estudo com uma frase de C.S. Lewis “O orgulhoso está sempre olhando coisas e pessoas de cima para baixo; e, naturalmente, enquanto você estiver olhando para baixo, não poderá ver algo que esteja acima de si”

 

domingo, 11 de agosto de 2013

Até quando? Oscilando "mundo santo" "igreja mundana"

Até quando você vai ficar dividido entre Deus e o mundo? esta pergunta serve para você que frequenta a Igreja também...
Agradar a Deus exige renuncia para as coisas do mundo... Isto é radical? É mais não existe nada que seja meio santo, meio puro, por isso é necessario definirmos de lado queremos estar.

Texto base: 1João 2. 15 – 17.

A vontade do Pai Celeste é que tenhamos o seu eterno amor exclusivamente e por isto devemos fugir do amor do mundo e das suas paixões temporais (concupiscências).

O cristão verdadeiro não vive divido sobre quem deve agradar sobre quem deve amar – sua dedicação é voltada totalmente para Deus.

Introdução:

“Nada haver?” “Eu sou livre?” “Sua mente é muito fechada!” “todo mundo faz!” “vida secular, vida eclesiástica”

São frases que sai da boca de muitos crentes... Estamos com a mente cauterizada, não nos sentimos incomodados com quase nada...

Sec XXI caracterizado:

Fácil acesso a informação, Globalização, Pluralismo (Pluralismo é, num sentido amplo, reconhecimento da diversidade. O conceito é usado, frequentemente de modos diversos, numa ampla gama de questões).

Hoje somos convocados a lutar pela cidadania através de diversas campanhas,

Há um apelo para respeitarmos a cultura.

Neste nosso tempo me parece que somos obrigados a dar o nosso “jeitinho brasileiro” de ser meio “político”, não queremos ser julgados, não queremos ser vistos como santarrões, parece que defender uma bandeira em prol de um Deus é muito difícil, pois “religião não se discute”.

Casos reais:

Uma cervejinha não tem problema – justificamos “Paulo mandou Timóteo beber vinho”.

Aquela banda toca umas musicas muito legas, que som – justificamos “Cada musica gospel de hoje! É melhor ouvir musica do mundo”

Minha mulher não me dá atenção, chego em casa, um clima tenso – ah aquela garota lá do trabalho “gata” e me dá atenção... tive que sair com ela – justificamos “a carne é fraca...”

Meu marido, era totalmente diferente no namoro, agora não quer saber de mim de verdade... nem um gesto de romantismo, chega em casa senta no sofá pega o controle e fica em frente a tv... Já o Ricardo aquele rapaz do escritório, é tão atencioso – hoje lembrou de mim e me trouxe um trufa acredita... me senti amada. – Justificamos “Sei que errei, mas se meu marido fosse mais presente, não ficaria tão carente”


Temos afrouxado nossa fé a pergunta “Agradar ao mundo ou agradar a Deus?”, parece que não cabe em nossa sociedade religiosa e moderna – que quer agradar ambos, amar ao mundo e a Deus.

Ex. Saul tentou agradar os homens e a Deus e foi rejeitado.

Deus mandou destruir tudo não o fez – disse que era para ofertar o que trouxe de bom... queimou incenso, esta não era sua função, amou o mundo, a si mesmo sem perder a religiosidade.

 
Uma verdade que tem sido ignorada: Não há nada de compatível entre Cristo e o mundo, antes existe uma diferença muito grande, existe um choque, segundo Cristo seus seguidores seriam odiados, perseguidos, pois traziam em todo seu estilo de vida um morrer para tudo o que a filosofia do mundo oferece. 

“Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”. (Tiago 4:4)


Como entramos no assunto sobre qual é a vontade de Deus – vamos pensar um pouco mais, a fim de chegar há maturidade – para não sermos mais inconstantes, levados pelos muitos pensamentos do mundo.

A vontade do Pai Celeste é que tenhamos o seu eterno amor exclusivamente e por isto devemos fugir do amor do mundo e das suas paixões temporais (concupiscências).


O cristão verdadeiro não vive divido sobre quem deve agradar sobre quem deve amar – sua dedicação é voltada totalmente para Deus.

Leitura texto base: 1 Jo 2. 15 -17.

15 Deixem de amar este mundo mau e tudo quanto ele vos oferece porque se amamos o mundo mostramos que não temos o amor do Pai em nós.

16 Porque tudo isto que existe no mundo - os desejos corruptos da natureza carnal, a sede de ter o que nos atrai o olhar, assim como o orgulho da posse e do poder - não vêm de Deus, mas faz parte da própria vida no mundo.

17 E este mundo passará, com toda a sua corrupção, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. (Versão Gateway)

1) Conhecendo um pouco sobre o livro:

Irei partir do pressuposto de que o autor desta carta é o mesmo da 2ª e 3ª, como também do quarto evangelho e do livro do apocalipse. Refiro-me ao Apóstolo João. Provavelmente a carta foi escrita em Éfeso, no final do primeiro século, entre 70 e 90 a.C.

Aparentemente João está escrevendo para a igreja em geral, já que não tem saudações, despedidas, e outras alusões pessoais; Já que pertence, portanto, às epístolas gerais. Ele chama os crentes carinhosamente, como: "Meus filhinhos", 2:1,18,28; 3:7,18; 4:4; 5:21; e "amados", 3:2,21; 4:1,7,11. São expressões generalizadas a todos os irmãos em Cristo.

O autor menciona quatro razões para escrever esta carta aos crentes:

1) para aumentar seu gozo, 1:4;

2) para guardá-los do pecado, 2:1;

3) para adverti-los acerca de falsos mestres, 2:26;

4) para fortalecer a sua fé em Cristo e para dar-lhe a garantia da vida eterna, 5:13.

As PALAVRAS CHAVES. Comunhão, saber e amor.

E o TEMA CENTRAL. Deus é vida, luz e amor perfeito.

Com isto em mente vermos: O amor do mundo e o amor do Pai. Veremos suas diferenças e seus resultados. O que, afinal, João nos propõe nesta passagem?

2) Tradução das palavras e análises dos verbos

2.15 μη αγαπατε τον κοσμον μηδε τα εν τω κοσμω

Não ameis o mundo nem as (coisas) em o mundo

εαν τις αγαπα τον κοσμον, ουκ εστιν η αγαπη του πατρος εν αυτω
se alguém amar o mundo não está o amor do pai em nele.

Verbo
Pessoa
Número
Tempo
Modo
Voz
Léxico
Tradução
agapate
Plural
Presente
Imperativo
Ativa
agapaw
Ameis
agapa
Singular
Presente
Subjuntivo
Ativa
agapaw
Amar
estin
Singular
Presente
Indicativo
Ativa
eimi
Está


2.16 οτι παν το εν τω κοσμω η επιθυμια της σαρκος και η επιθυμια

Porque tudo o em mundo o desejo da carne e o desejo (o que há)

των οφθαλμων και η αλαζονεια του βιου ουκ εστιν εκ του πατρος

dos olhos e o falso orgulho da vida não é de o pai

αλλ εκ του κοσμου εστιν
mas de o mundo é


Verbo
Pessoa
Número
Tempo
Modo
Voz
Léxico
Tradução
estin
Singular
Presente
Indicativo
Ativa
eimi
é
estin
Singular
Presente
Indicativo
Ativa
eimi
é


2.17 και ο κοσμος παραγεται και η επιθυμια αυτου

E o mundo passa e o desejo dele

o δε ποιων το θελημα του θεου μενει εις τον αιωνα
o mas (que faz) a vontade de Deus permanece para o sempre.

Verbo
Pessoa
Número
Tempo
Modo
Voz
Léxico
Tradução
παραγεται
Singular
Presente
Indicativo
Passiva
parago
Passa
ποιων
Nom. Masc.
Singular
Presente
Particípio
Ativa
poiew
Fazendo
μενει
Singular
Presente
Indicativo
Ativa
menw
Permanece

3 – A palavra MUNDO é muito usada no Novo Testamento e o apóstolo João faz largo uso dela. A palavra mundo no grego clássico é KOSMOS, e é usada em 4  sentidos diferentes:

O que é o mundo? Qual a sua origem e quem foi o seu criador?

Por que Deus nos adverte com tanta veemência para que não o amemos?

Existe algum juízo sobre o mundo?

O que acontecerá com aqueles que permanecerem no mundo e como escapar dele?

1 - Como universo material, o mundo todo, esta terra – At 17: 24 ; Mt 13: 35 ; Jo 1: 10 ; Mc 16: 15.

2 - Como os habitantes do mundo – Jo 1: 10 ; J0 3: 16 ; Jo 12: 19 ; Jo 17: 21.

3 - Como a raça inteira dos homens separados de Deus e hostis ao Evangelho de Jesus – Heb 11: 38 ; Jo 4: 17 e 27 ; Jo 15: 18.

4 - Como coisas e assuntos mundanos, todo o círculo de bens, talentos, riquezas, vantagens e prazeres mundanos que embora vazios e transitórios, excitam nossos desejos e nos afastam de Deus, sendo pois obstáculo à sua Obra – I Jo 2: 15 ; I Jo 3: 17 ; Mt 16: 26 ; I Co 7: 31 ; I Co 2: 12 ; I Co 3: 19 ; I Co 7: 31 ; Tito 2: 12 ; II Pe 1: 4 II Pe 2: 20 e Tg 1: 27.

 4. O Amor do mundo
João é muito direto na sua declaração sobre o amor para com o mundo, ele disse: “não ameis o mundo e nem o que no mundo há”. O verbo está no imperativo e com isso não nos permite outras opções. Isto é o que deve ser feito.

Mas quais os motivos pelo qual não devemos amar o mundo?

1 – Não devemos tê-lo (v. 15)

“Amar o mundo e nem o que nele há” não ter o mundo como uma propriedade...

Cristo fez um grande sacrifício para te arrancar do mundo, e agora na jornada da vida cristã Jesus quer arrancar o mundo de nosso coração.

Procuramos agradar a quem amamos -  

2 – Ele não pertence ao pai (v. 15)

Não tem como amar a Deus e o mundo, já falamos que isto é impossível – Por isso a definição se amarmos o mundo, se procurar agradar aquilo que amamos no mundo – o amor de Deus, o Pai não esta em nós.

3 – Não devemos amar as coisas do mundo (concupiscências) (v. 16)

As bases ou fundamentos deste sistema mundano criado pelo adversário são basicamente três, que são:

·         A concupiscência da carne;

·         A concupiscência dos olhos; e

·         A soberba da vida.

Estas três formas de opressão são usadas pelo inimigo desde o princípio até os dias de hoje para prender o homem e escravizá-lo no seu sistema.

A Bíblia mostra que no Jardim do Éden o inimigo procurou envolver Adão e Eva nestas três coisas, e obteve êxito. Mais tarde, tentou fazer o mesmo com o Senhor Jesus e foi derrotado.

I Jo 2: 16
Adão e Eva - Gên 3: 6
 Senhor Jesus - Mt 4: 1 - 11
Concupiscência da carne
Boa para se comer
Transformar pedras em pão
Concupiscência dos olhos
Agradável aos olhos
Mostrou os reinos
Soberba da vida
Boa para dar entendimento
Lança-te abaixo
RESULTADO
CAÍRAM
VENCEU

Em tudo isto que somos tentados – se cairmos sofreremos as consequências, se procurarmos viver agradando a Deus e a serpente/ satanás (que desperta nossos desejos para aquilo que queremos) cairemos – e mostrando eu não pertenço a Deus.
                                                                                     
4 – Pois essas coisas são temporais (v. 16)

Já podemos lembrar o que disse Jesus no Sermão do Monte “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mt. 6.33)

Paulo disse aos Colossenses (Cl. 3.1,2) -  “Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra” (Cl. 3.1,2) .

Se este amor falso e ilusório do mundo não nos cabe, só nos resta agora nos deter ao amor sublime e incomparável do Pai Celeste: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16).


A vontade do Pai Celeste é que tenhamos o seu eterno amor exclusivamente e por isto devemos fugir do amor do mundo e das suas paixões temporais (concupiscências).


O cristão verdadeiro não vive divido sobre quem deve agradar sobre quem deve amar – sua dedicação é voltada totalmente para Deus.

5. O AMOR DO PAI
Quem medita nas Sagradas Escrituras e se depara com o texto da 1ª Carta de Paulo aos Coríntios cap 13, passa logo a refletir profundamente sobre o quão sublime e perfeito é o amor. Esta conclusão é geral, pois a Bíblia afirma que o próprio Deus é o amor ( 1 Jo. 4.8). Por isso que não há alternativa para os que afirmam que estão em Cristo, ou temos o amor de Cristo e nos entregamos ao amor do Pai, ou então, estaremos perdidos com o mundo.

“E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. ( 1 Jo. 4.16).

Em nosso texto principal, João demonstra que conhece bem este amor, e apresenta suas características básicas:


1 – É inconfundível e diferente do amor do mundo ( v.15)

Deus não nos decepciona, Deus não mente, Deus não é interesseiro, Ele é fiel, Digno de total confiança – e já demonstrou isto na cruz (Jo 3.16)– “Ele é totalmente amável”

As coisas do mundo nos decepcionam, são falsas, se aproveitam de tudo que somos e temos; influenciados pelo grande mercenário (Jo 10) que governa este mundo.

2 – Devemos tê-lo exclusivamente, pois é eterno (v.16, 17)

No livro do profeta Oseias, Deus compara seu povo com uma prostituta por ter um coração dividido, por amar, agradar outras coisas e pessoas que não é Ele.

Que Deus nos livre de sermos adúlteros... Que possamos o ama-lo com o amor Eterno.
 
Se afirmarmos que andamos na Sua luz, que temos comunhão com Ele e não vivermos no Seu amor, na verdade, isto nos torna mentirosos.

A Palavra é muito clara: “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. (João 15:10)

Conclusão
A vontade do Pai Celeste é que tenhamos o seu eterno amor exclusivamente e por isto devemos fugir do amor do mundo e das suas paixões temporais (concupiscências).

O cristão verdadeiro não vive divido sobre quem deve agradar sobre quem deve amar – sua dedicação é voltada totalmente para Deus.

Quando alguém ti perguntar por que você não bebe?
Responda = Não bebo porque eu amo a Deus
Mas não tem nada haver...
Responda = Quero ser identificado como um cristão – para todo mundo (pessoas) cristão não bebe, eu quero ser visto como um cristão.
Espero que você também saiba se posicionar diante das tentações, das novelas, das musicas “seculares”, a nossa cultura (festa Junina, helloween, baladas) as brincadeiras sujas... no texto que estudamos vimos que tudo isto nos atrai...
Mas pessoas que amam, e querem agradar Deus, escolhem dizer não para o mundo e sua concupiscência.
E não escondem o verdadeiro motivo... não é porque apenas não posso, ou não gosto...
Precisamos estar prontos para demonstrar o amor a Deus – não se envergonhando porque conhece bem a palavra de Deus, e esta sempre pronto a falar o motivo de sua fé.

Todo cristianismo se resume em uma palavra: AMOR. Amarmos a Deus e ao Próximo. (Mt. 22.35-40).

Que o nosso coração este bem guardado em Cristo e que lutemos para não ouvir o que foi dito a igreja em Éfeso e aos Judeus que o perseguia: “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.” (Ap. 2.4). “Mas bem vos conheço, que não tendes em vós o amor de Deus.” (Jo. 5.42).